segunda-feira, abril 18, 2005

Saída de campo!

Porto Alegre, 17 de abril de 2005.

A saída de campo foi DOOOOOOOOOOOOOOOIDA DEMAISSS!!!!! Fomos pra Pinhal, uma das praias mais perto daqui de Porto Alegre, a 90km.
Pinhal é uma cidadezinha de veraneio, bem simples, e fora do verão não tem nada lá, só a população local, que é pouca.
Fomos Janine, eu, Paulinho, Carol e Bibiana. Eu tive que ir de busão encontrar com eles lá, porque não podia ir na van da PUC porque não sou aluno.
Acordamos sábado às 5:30, tomamos café, eu fui pra rodoviária e a Janine foi pra PUC encontrar com o povo. Peguei o busão das 6:45 pra Pinhal e cheguei lá às 9:15 e me pegaram na “rodoviária”.
Deixei as coisas na casa onde ficamos e fomos coletar mariscos. A saída de campo é do mestrado do Paulinho. Ele está fazendo o levantamento de ocorrência de mariscos numa extensão de 75km de litoral. Fazemos coleta em 6 pontos diferentes nesses 75km, 3 por dia. As coletas consistem em 2 partes, realizadas paralelamente:
1 – O Paulinho, junto com mais 1 pessoa faz uma coleta utilizando uma metodologia estatística.
2 – O resto da galera fica coletando mariscos ao redor do local da coleta metódica.
“Coletar” mariscos é basicamente ir cavando na areia até sentir o bicho com as mãos e puxar ele pra cima. Mas tem que tomar cuidado, porque se for com muita pressa e força, você pode meter a mão na beira da concha de um marisco com muita força, e receber o que o Paulinho chama de “o beijo do marisco”. Corta que é uma beleza! Levei alguns beijinhos, mas só um cortou fundo. Mas mesmo assim continuei catando marisco até a exaustão!
A praia é muito bonita, mas bem diferente das praias paradisíacas de Santa Catarina, do Nordeste e do Rio. É praia de mar aberto, então perto do mar é bem plano, e a uns 40 metros do mar começam dunas. Nos pontos onde estávamos, era praticamente um deserto, era duna até o horizonte. O único ponto de entrada pra essas praias é Pinhal, e é um dos maiores litorais ininterruptos do mundo! Praia sem fim!
Só sei que biologia comanda! A formas de vida tão variadas da Terra são extremamente interessantes! Cavando pra achar mariscos você se depara com muitos outros bichos, malucassos! Mas o bicho que eu achei mais doido de todos é uma outra lesma chamada Olivascilárea (não sei se é assim que se escreve, mas é assim que se proncuncia). Fiquei fã da tal da lesma!
No sábado ficamos coletando até umas 17:00, depois voltamos pra casa e depois do banho fizemos uma mariscada com arroz! A gente coleta mariscos para os fins científicos, depois coleta para comer também! Fomos dormir cedo.
No domingo acordamos às 7:00, saímos da casa às 8:00 e coletamos até umas 16:00. Voltamos pra casa, arrumamos tudo e voltamos pra Porto.
Janine e eu chegamos tão quebrados em casa que mal conseguimos ficar acordados... Conversei com o Bruno no Skype, mas tava caindo de cansaço!

Um comentário:

fabs disse...

eiiiiiiiiiiiiiiii! deixa seu skype lá no meu blog! Tenta postar umas fotos, se tiver tb! Quero VER prais e amigos legais. beijo!