terça-feira, março 14, 2006

O Senhor das Armas, A Proposta e etc.

Domingo vimos dois filmes, de graça, na casa do Eleandro (bendita seja a internet!). O Senhor das Armas e A Proposta.

O Senhor das Armas foi um filme que perdi por não ter visto no cinema. Pra mim, o cinema é uma experiência completamente à parte da televisão (ou da tela do PC, no caso). No cinema eu me sinto muito mais absorvido pelo filme. Até conseguimos improvisar uma "sala de exibição" que ficou muito fina, com sofazinho, cadeira pra apoiar os pés, cachorro quente e a luz daquelas que vão apagando aos poucos. O filme é baseado em fatos reais e a trama muito bem elaborada. Acho que um filme como esse deve chocar bastante gente e até fazer pessoas negarem que ele seja verdade. Eu não fiquei chocado, porque que a a realidade deve ser ainda pior. Em paralelo à história que envolve as armas, estão os dramas pessoais das personagens, a busca incessante por uma identidade e a cegueira que ela pode causar, quando encontrada.

A Proposta é um filme nada convencional. A construção da história e das personagens se dá de uma forma muito peculiar. Não existe uma introdução a cada personagem no início, como de costume. Eles vão sendo descobertos ao longo de todo o filme, de acordo com as suas ações. Em um primeiro momento não me pareceu muito interessante, mas parando para analisá-lo, deu vontade até de ver de novo.

Sábado fomos no show da banda de um amigo meu (André "Grande Presença"). O show foi lá em Viamão (a Betim de Porto Alegre). Antes fomos jantar na casa dele e conhecemos a esposa e o filho. Strogonoff delicioso e mousse de maracujá! Foi o primeiro show da banda, que toca pop/rock, o André é o vocalista. Ele antes tinha uma banda de música tradicional gaúcha, mas saiu e começou essa agora. Voltamos pra casa às 5 da matina, com carona de um amigo do André gente finassa. Acordei às 8:30 pra assistir a corrida. Saldo: até hoje tô meio quebrado.

3 comentários:

Anônimo disse...

O Senhor das Armas é um bom filme de ficção. Mas quando se torna baseado em fatos reais, é muito triste e pesado. Aonde é que vamos parar?!

A Proposta,na minha opinião, não tem nenhuma proposta. Eu não gostaria de ver de novo algo sem início e sem fim. Como o Luiz mesmo disse: o filme acontece. E só acontecer não basta.

A banda do André é jóia. Eles tocam muito Legião (e não se esqueceram do Raulzito!) que me remete aos meus 12 anos, no Marconi... Só que quebrou o show começar a 1:00 A.M. A véia aqui num guenta mais não!

Lucas disse...

pô, luiz! vc gosta de todos os filmes! hehehe!

um abraço

Luiz Augusto disse...

HEHEHE, pois é, Lucas! De vez em quando eu penso nisso...

O negócio é que eu procuro apreciar cada filme de uma maneira, tirar (às vezes espremer) o melhor de cada um.

Fora isso tem também a óbvia "pré-seleção": normalmente vejo os filmes que me interessam mais. Aos que eu (baseado em informações diversas coletadas sobre cada filme) acharia ruins, nem vou. Acontece de não gostar, mas tem q ser RUIM mesmo!