quinta-feira, março 09, 2006

Notícias, Capote e Papo de Crente

Eu não tava aguentando mais ficar sem aliança! Sério mess, depois q acostuma é muito esquisito! Toda hora ficava olhando pra minha mão e coçando o lugar do anel. Compramos a nova aliança na mesma loja, terça feira. Foi legal pq a vendedora era gene finíssima e ofereceu pra trocar a da Janine q tb tava um número acima. Saímos os dois com alianças novas! Q romântico!

Outra coisa que esqueci de dar ênfase aqui foi a pelada de sábado. Toquei no assunto outro dia, mas não dispensei a importância merecida. No sábado passado foram 3 horas de pelada. Futebol de salão, quadra de taco impecável, 3 times. Fiz 3 gols. (Quanta trindade!). E quanto custou por cabeça? ZERO reais! É isso mesmo! Arranjei uma pelada DE GRAÇA, num lugar muito doido, onde a galera joga até cansar! Foi paia ficar quase 1 ano aqui sem jogar bola direito, mas valeu a espera! Não é muito perto de casa, mas é tranquilo de ir e rola carona de volta.

---

Ontem fomos ver Capote. Desde o momento em que o filme acabou, eu soube que ia ser difícil escrever uma crítica... O silêncio das cenas diz mais que as palavras. Aparece a todo momento, deixando o espectador sozinho e isolado, obrigando-o a encarar seus próprios pensamentos*. O cinza, constante, franze os rostos e entorta as bocas. Foi difícil sair da sala carregando sete caixões.

* Alusão à fala do próprio Capote.

Atuação impecável por Philip Seymour Hoffman. Interpretou com perfeição um papel que difere, em todos os aspectos, de qualquer outro trabalho por ele antes realizado.

"In Cold Blood" tem agora lugar de destaque em minha lista de livros a ler.

---

Ponto pro Oscar:

Não assisti a cerimônia, mas vi a lista de ganhadores no dia seguinte. Fui surpreendido. Minha previsão de que Brokeback Moutain seria o grande ganhador, por questões comerciais e políticas, estava errada. Acho que ganhou o que mereceu. Dureza é ter que ler coisas tipo: "Hollywood ainda não está pronta para lidar com o homossexualismo" ou "Hollywood coloca mais uma vez o assunto no armário". Não seria possível que o filme simplesmente não foi o melhor?

Lembrete: Um filme é constituído de vários elementos. Não pode e não deve ser julgado somente pelo tema, por melhor que seja.

Continuo com os "pés atrás" em relação ao evento, mas se antes o conceito (de 0 a 10) era 2, agora subiu pra 3.

---

Testemunhas de Jeová

Estava escrevendo quando escutei um papo eclesiástico penetrando o quarto. Olhei pela janela e vi, ao interfone, duas mulheres com bíblias nas mãos. Tocavam de apartamento em apartamento na tentativa de propagar a “palavra”.

Curioso, sentei ao lado da janela escutando os discursos que culpavam “o demônio e seus anjos malignos pelos descaminhos da humanidade”. Desejei que tocassem aqui em casa, formulei um bom argumento: “O demônio é uma criação das pessoas, que, ao invés de tomarem responsabilidade por seus atos, colocam toda a culpa nele”.

Escutei enquanto elas falavam com diversas pessoas, que tinham reações mais diversas, desde a total aceitação até o clássico “xingar e desligar na cara”. Meu interfone continuava mudo.

Tive que ir até a entrada do prédio.

Foi tiro e queda: ao sair pelo portão, a mais velha me abordou. “Gostaria de deixar contigo esta leitura que nos diz o por que devemos confiar na bíblia...” Morderam a isca.

Quando manifestei que não achava o “bom livro” tão confiável, ela o abriu e mostrou passagens que “comprovavam” a veracidade do documento.

Eu disse:

- O que acho engraçado é alguém querer provar que um livro é verdadeiro mostrando partes do próprio... Quer dizer que se eu escrevesse um livro e colocasse trechos dizendo que tudo é verdade, ele se tornaria verdadeiro?

Ela olhou pra mim, fixamente, mas não parecia que estava me enxergando. Deu “tilt”, “tela azul”, “loop infinito”.

Momentos depois – após reiniciar o sistema – ela disse:

- Porque, veja só, nesta outra passagem, Jesus diz que a palavra de Deus é incontestável e que devemos seguir sua vontade...

Fiz algumas outras perguntas, tipo: “Quem montou a bíblia da forma que ela é hoje? Veja só quantas religiões cristãs existem, você não acha que a bíblia é muito aberta a interpretações?”.

Num certo ponto pensei que a senhora fosse “travar” completamente, mas o boot estava cada vez mais rápido e ela insistia em ler mais e mais trechos. Não demorou a começar a falar sobre “a verdade”.

Bastou. Agradeci o panfleto que me havia dado e disse que tinha que ir. Foi uma pena ela não ter tocado no assunto do demônio.

5 comentários:

Anônimo disse...

Siiiiim, alianças novas! Capote ... capotou minha cabeça: coisas no ar demais. Crentes, mendigos e bêbados sempre a movimentar a tradicional rua Dona Oti: ainda bem!

Taissa disse...

Sabe o que é pior? Conhecer uma pessoa super legal e depois descobrir que é testemunha de jeová, e que ela também sai por aí aporrinhando as pessoas em suas próprias casas.

fabs disse...

heheheh! felicidades com os novos adornos!
Eu fujo de testemunhas de jeová.

fabs disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Ai puxa!
muito massa.

Mirian