quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Caiu a ficha...

Pronto, caiu a ficha. É, agora mesmo, acabou de cair.

Estava ingênuo e inocente no site do jornal Estado de Minas, olhando as notícias como faço todos os dias. Queria ver especialmente as notícias de esportes, porque ontem à noite vi os gols do jogo entre Galo e URT, e fiquei empolgado com a vitória alvinegra.

Entrei na página do Campeonato Mineiro e vi que o Galo está em sexto lugar, com possibilidades de se tornar terceiro se ganhar o próximo jogo. O fato de a URT estar na lanterna do campeonato não foi muito encorajador, tanto quanto os comentários dizendo que o jogo foi muito ruim. Mas não importa, a esperança continua viva.

Fui então para a página da Copa do Brasil, e fiquei orgulhoso ao ver que o Atlético é um dos que já se classificou no primeiro jogo, goleando por 3 x 0 e despachando o adversário. O fato de o adversário ter sido o H. Aichinger, que está na terceira divisão do Brasileiro (pelo menos está na primeira do Catarinense, UFA!), tampouco trouxe empolgação, mas a esperança continua viva.

Foi então que aconteceu. Como de costume, só de curiosidade, porque ainda nem começou, cliquei sobre o link “Brasileirão 2006”. A tabela com os times apareceu. Demorei alguns segundos pra assimilar. Procurava o nome “Atlético-MG”, mas ele não estava lá. “Mas deve haver algum erro, pensei instintivamente”.

Um “clic” aconteceu dentro da minha cabeça. Levei as mãos à testa e exclamei: “NOSSA SENHORA”! Não havia ninguém na sala pra me dar apoio. Não havia ninguém pra me dizer que era tudo mentira ou pra me dizer palavras de conforto. Se estivesse num pesadelo, esse seria o momento em que acordaria, mas não acordei.

Hesitei algumas vezes antes de levar mão ao mouse e arrastar o cursor com certa dificuldade até o link “Série B 2006”. Cliquei. Tudo se confirmou. Meus olhos localizaram instantaneamente o nome “Atlético-MG”, em segundo lugar na lista, entre “América-RN” e “Avaí-SC”.

Caiu a ficha. O Galo está mesmo na segunda divisão.

Não há como negar, o time mereceu. Mas não consigo deixar de me sentir mal ao pensar isso. O time e a administração do clube mereceram, mas a torcida não mereceu. Talvez eu como torcedor tenha merecido, pois apesar de jamais querer que o time caísse, fui um carrasco, criticando ferrenhamente o time nos últimos 2 anos.

Toda essa indignação tinha embasamento, era a revolta misturada com cansaço. Não agüentava mais ver o Galo nesse declínio. O torcedor fanático em mim queria que o sofrimento acabasse, queria que chegasse ao fim, não tinha mais forças para torcer pra um time que no final só desapontava. Transformei o sofrimento em ódio e me voltei contra a causa desse ódio.

“Estou só sendo realista”, era o que eu dizia. Sim, fui realista, e a realidade se cumpriu. Eu estava certo.

Por mais que consiga racionalizar e pensar que a Segunda Divisão será uma escola para o Galo, que no final das contas toda essa experiência bizarra trará à torcida muito mais alegrias que tristezas, não consigo me afastar do sofrimento. Achava que não ia doer, mas dói. O desejo de ódio se cumpriu, mas o sofrimento ficou. Posso enganar a todos, mas não a mim mesmo, o Atleticano está mais vivo do que nunca, e não vai desistir.

A esperança jamais morrerá, e não poderia estar mais viva. Os gritos de GALO não se calarão. Nesse ano e em todos anos, os hinos alvinegros irão soar no Mineirão. Haverá choro, xingamentos e comemorações.

Mas por hoje, sofro.

7 comentários:

André Carneiro disse...

Nó man, rolou isso comigo também, mas foi há mais tempo. Entrei no Terra Esportes, aí estavam falando dos jogadores contratados pelos times... "clique aqui para ver a tabela completa", aí cliquei e não achava o Galo! Pior foi que depois de localizá-lo na série B, era um time sem nenhuma contratação e alguns vazamentos de jogadores...

Anônimo disse...

Pois é Luiz, é por estas e por outras que só torço por um time de futebol: Brasil! E olhe lá!

Você que gosta muito de filmes, caso ainda não tenha visto, sugiro que assista "Fever Pitch" que trata da história de um fanático pelos Red Sox (time de baseball de Boston), entrelaçando eventos pessoais com a histórica conquista do World League Championship de 2004. Eu morava em Boston nesta época... inenarrável... toda a cidade em festa! Aliás, está aí uma coisa que não gosto no futebol brasileiro, acho que deveria ser como o basquete, baseball, football nos USA, ou seja, um time por cidade. Já imaginou as torcidas do Atlético, Cruzeiro e América juntas vibrando por um único time???

Ficou a dúvida... se você é de POA, que paixão é esta com o Galo mineiro???

Luiz Augusto disse...

Leonardo, moro em PoA, mas sou de Belo Horizonte.

Vou ver esse filme que vc indicou, parece interessante. Tb já morei nos states, Carolina do Sul. Vc fez foi intercâmbio?

Anônimo disse...

Oh moço... daqui a pouco vc acha ele na lista da série A de novo!
Beijos grandes!

Anônimo disse...

Entendido! Também sou de Belo Horizonte.

Morei em Boston à trabalho, por 3 anos. Se depender de mim, volto prá lá... Prefiro muito mais do que Montreal.

Abraços,

Anônimo disse...

Comigo foi há mais tempo ainda. Ali em 2001 contra o São Caetano e o tiro de misericórdia em 2002 contra o Brasiliense eu cheguei à conclusão de que não torcia para um time de verdade. Entendi finalmente que o atlético fazia figuração nos campeonatos que participava e não propriamente dispustava. Eu sou competitivo demais para torcer para um time assim.

Taissa disse...

Pois é, maninho! Torceu tanto para cair e agora não acredita? Esse teu Galo, viu? tsc tsc

Beijos!!