sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Brokeback Mountain

Se tivesse que resumir esse filme em uma palavra, diria: Bonito.

Muito belo, história cativante, cenários de cair o queixo.

Os dois personagens principais são muito bem construídos, o enredo e a trama trabalhadíssimos. Ótimas atuações por ambos atores, que conseguiram aproveitar a riqueza da história e trazer uma densidade peculiar ao longa.

O filme envolve, mostra uma perspectiva bem pessoal, colocando o espectador na pele dos personagens. Retrata bem a discriminação e a perseguição pelos homossexuais, tanto quanto o terror com o qual são obrigados a viver.

Grande mérito ao diretor Ang Lee, que se aventurou a realizar um filme completamente diferente em relação aos anteriores (ex. O tigre e o dragão) e conseguiu fazê-lo com perfeição.

Não sei se merecia ter tanto destaque como está tendo no Oscar, pois não acho que está acima de outros ótimos filmes que vi no último ano.

Aproveitando o gancho, um coice no Oscar:

Estava comentando com a Janine hoje mesmo, na mesa do café: a cada dia que passa estou me distanciando mais dessa noção de que o Oscar vale alguma coisa. É um show puramente comercial, usado pra vender tempo de propaganda caríssimo e puxar o saco de quem convenha naquele ano. Ainda bem que pra manter a máscara eles fazem indicações que têm ao menos algum sentido. Percebo que a premiação está cada vez mais tendenciosa.

Usando essa linha de raciocínio, posso dizer que o Brokeback Mountain vai mesmo ser o grande ganhador do evento, o que vai agradar a quase todos em níveis pessoais, mas não aos que apreciam o cinema também como uma arte distinta, que merece avaliações mais elaboradas e não amarradas cegamente ao sentimento ou, pior ainda, à demagogia.

2 comentários:

Lucas disse...

oscar é péssimo. não há nada mais chato, longo e cansativo, hehe.

Taissa disse...

Esqueça o Oscar. O negócio é CANNES. Os filmes são todos maravilhosos, premiados ou apenas exibidos. Vide O Quarto do Filho, Ninguém Pode Saber, Farenheit 9/11, L'Enfant, Cinema, Aspirinas e Urubus...

Mas esse seu blog tá virando crítica de cinema, né?

Beijos da maninha radicada no Rio. Em agosto vou invadir PoA.